quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

SMS acompanha eleição do Conselho Local de Saúde em Cajazeiras XI

Na ultima terça-feira, dia 04 de janeiro, o Distrito Sanitário de Cajazeiras promoveu a eleição para a formação de seu Conselho Local de Saúde. A eleição ocorreu de forma organizada e participativa e foi coordenada pela comissão eleitoral da Unidade Básica de Saúde de Cajazeiras XI, contando com o apoio da Gerente da U. S e do Distrito Sanitário. Na ocasião estiveram presentes a Assessoria de Gestão Participativa – AGEP, da Secretaria Municipal de Saúde, a Gerente da Unidade, alem da população local.

De acordo com a AGEP, a proposta de implantação dos CLS nos Distritos Sanitários de Salvador; surge no sentido de criar mais um espaço real de participação no SUS, estabelecendo canais de negociação e efetivação do controle social que garanta a população uma saúde de qualidade em todos os seus níveis de prevenção e promoção, até os cuidados com seus agravos, sua recuperação e reabilitação.

Segundo o regimento eleitoral, os Conselhos Locais são compostos paritariamente por no mínimo 08 (oito) membros e no máximo 12 (doze). Só pode participar entidades formalmente constituídas. A eleição é aberta, transparente e democrática, e só poderá votar nas eleições as entidades que sejam regularizadas.

São eleitos os conselheiros titulares os representantes das entidades mais votadas e suplentes àqueles menos votados por ordem decrescente. O resultado da eleição será transcrito em ata com a presença de um conselheiro municipal, distrito e técnico da AGEP. Pode candidatar-se qualquer trabalhador que tenha vinculo com o SUS e que seja lotado na unidade de saúde.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UBS de Ministro Alkimin e Cajazeiras XI elegem Conselho Local de Saúde

Está acontecendo nesta segunda-feira, dia 03 de janeiro na Unidade Básica de Saúde Ministro Alkimin, a eleição para a formação do Conselho Local de Saúde. Já nesta terça-feira, dia 04, acontecerá a formação do Conselho Local de Saúde de Cajazeiras XI. De acordo com a Assessoria de Gestão Participativa – AGEP da Secretaria Municipal de Saúde; a proposta de implantação surge no sentido de criar mais um espaço real de participação no SUS, estabelecendo canais de negociação e efetivação do controle social que garanta a população uma saúde de qualidade em todos os seus níveis de prevenção e promoção, até os cuidados com seus agravos, sua recuperação e reabilitação.